Mudanças
Quase 1 mês sem escrever e não foi por falta de vontade.
Algumas mudanças acontecem e mexem com nossa rotina. É o que tem acontecido ultimamente.
Ora a vida pede um hiato, uma pausa; ora ela nos obriga a parar, seja pra pensar ou pra tomar decisões, focar em algo mais importante, e algumas coisas que eram nossos costumes vão ficando pra depois. É uma pena eu não ter a escrita como algo que possa se dizer "prioridade" na minha vida, mas ela nunca me abandona. A escrita é e sempre será minha companheira, mesmo que eu não tenha tempo. Ela existe nos meus dedos, nos meus cadernos, bloquinhos, folhas avulsas que rabisco ou lembro de alguma frase que me chamou atenção, ou uma carta de amor. Contudo, até isso tem sido escasso.
Consegui um estágio remunerado e isso me fez sentir viva novamente, porque quando não se produz economia nesse mundo capitalista, infelizmente é como se não existíssemos, como se a gente só desse prejuízo. Casado com esse momento, cheguei aos meus 31 anos ainda me sentindo um atraso em muitas coisas, porém abençoada em muitas outras e cheguei a um acordo comigo mesma: eu tenho o meu tempo, e se é isso que meu tempo me proporciona, eu vou aproveitar o que puder pra melhorar, já sabendo que algumas (várias) coisas não dependem só de mim. O estágio obrigatório na escola pública acabou e nossa, nitidamente essa escola na minha vida foi uma benção, juntamente com a Vanessa, a professora supervisora. Entretanto, a UECE ainda é o inferninho da minha vida, infelizmente e isso eu tô vendo que não posso mudar muito, porque a instituição/coordenação de curso/professores estão fora do meu controle e quando se tem algo que eu não posso controlar, logo não vou surtar por isso (tô tentando praticar, mas a teoria eu já sei xD).
Já vão fazer 2 meses que minha irmã tá morando comigo e é uma mudança que ainda tô tentando lidar. Sinceramente, ainda bem que valorizei todo o tempo que morei sozinha. Talvez eu não tenha nenhuma reclamação a fazer do que eu NÃO fiz enquanto morei sozinha, porque sempre cuidei bem de tudo, mantive a ordem do meu jeito, minha organização tava sempre em dias porque não consigo viver em bagunça, as roupas limpas e a louça sem acúmulo. Hoje eu tenho de tudo um pouco do que eu NÃO costumava praticar na minha vida solitária 😅 E isso talvez seja a vida me testando, real, porque até no maior aperto do cinto, eu conseguia lidar com as despesas, tentando ao máximo pedir algo pra alguém, mas nada se compara a outra pessoa com costumes diferentes dos seus convivendo no mesmo lugar. Hoje vejo que eu era uma pateta aceitando o comportamento do meu ex-namorado, e de outro ex-namorado que morou há mais de 5 anos atrás comigo também.
Nada melhor que o tempo pra amadurecer a gente, pra ver que toda situação a gente aprende algo, que deve haver um limite, que devem inclusive ser estabelecidos limites e que sem eles, você simplesmente é um submisso, e que graça isso tem? Que cabimento isso tem? Nenhum né. Falando nisso, eu tenho passado mais tempo fora do que dentro de casa, e acho que isso ajuda pra não haver algum tipo de conflito em casa, mas é nítido quem ganha mais e que pode usar isso como subterfúgio pra algumas coisas acontecerem aqui em casa. Faço minhas orações, independente de credo.
Outra coisa... vem aí mais uma TPM e eu to bem alerta pra não entrar em decadência emocional/psicológica novamente, porque os últimos meses foram pesados, não só pra mim mas pra quem de alguma forma recebe minha presença. Fiquei sabendo recentemente sobre algo chamado Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM) e que são sintomas de TPM que se estendem além do período menstrual da mulher. Pensei por uns dias que eu poderia ter isso, mas é algo que preciso pesquisar depois com alguma ginecologista. Por enquanto o que me preocupa são alguns cansaços nas articulações do rosto, porém também já tenho ideia de que possa ser bruxismo (e vou ter que consultar um médico especialista nisso), preciso agora me organizar pra ver profissionais que cuidam desses casos. Me organizar pra me organizar kkk comédia né?
Sei que é muita situação nova, a vida é uma constante mudança e eu vou seguindo da minha forma, ora pacífica, ora pensativa, mas tentando não sair do sério por pouca coisa, porque sei que só quem sai perdendo sou eu. Minha sanidade mental é importante, minha calma, paciência e saúde mental tem ganhado no meio de todo esse turbilhão de novidades. E espero voltar mais vezes por aqui, sinto saudade de escrever...
Sei que é muita situação nova, a vida é uma constante mudança e eu vou seguindo da minha forma, ora pacífica, ora pensativa, mas tentando não sair do sério por pouca coisa, porque sei que só quem sai perdendo sou eu. Minha sanidade mental é importante, minha calma, paciência e saúde mental tem ganhado no meio de todo esse turbilhão de novidades. E espero voltar mais vezes por aqui, sinto saudade de escrever...
Assinado, Joice.
Comentários
Postar um comentário