Passado
Significado de Passado
adjetivoPretérito; que decorreu; que passou no tempo: momentos passados.Anterior; que vem antes: mês passado.Envelhecido; de aspecto velho: homem simpático, mas passado.Obsoleto; em desuso; que é obsoleto: gíria passada.Podre; excessivamente maduro: fruto passado.
Quando você procura o significado dessa palavra, seja num dicionário impresso ou online, é mais ou menos isso que se encontra. (...) "que decorreu", "envelhecido", "em desuso". Hoje eu não vim com um propósito específico pra falar sobre o passado, sobre o que passou ou o que está em desuso. Entretanto, querendo ou não, o passado as vezes nos faz lembrar de coisas que não são tão agradáveis assim e isso nos causa mais reflexões do que imaginamos.
Seja qual for o momento que você esteja passando, ou que eu esteja passando, sempre tem algum "passado" que marcou a gente e que talvez ainda magoa. Infelizmente, né? Sinto muito por você, por mim. Contudo, eu preciso dizer (por nós e pra nós) que isso não pode, de forma alguma, abalar nossa evolução! Por muito tempo, eu ou você, nos vimos em situações as quais estávamos vulneráveis, com medo, receosos de dar um passo a frente ou voltar dois para que pudéssemos crescer em algum setor de nossa vida, seja ele pessoal, acadêmico, profissional ou afetivo.
Doloroso. Ninguém vai sentir a dor por nós, seja essa dor causada por outra pessoa ou por qualquer situação que nos ocorra. Ora ficamos sem respostas, ora nos dá vontade de revidar, de mostrar que somos fortes e resistentes, mesmo que mais tarde estejamos encima da cama abraçados com o travesseiro derramando um mar de lágrimas.
O que eu recomendo é: Chore. Chore tudo o que tiver pra chorar. Não deixe nada de ruim guardado no seu coração. Se você tem vontade de descarregar uma raiva, vá correr um pouco no quarteirão de casa, beba água, pratique respiração diafragmática, mas não se machuque (POR FAVOR, EVITE ESSE CAMINHO). No final das contas, com o passar dos dias, vai virando um passado, mais um acumulado pros tantos que ficaram pra trás, que machucaram, te deixaram irritadx, melancólico e sem vontade de continuar. Porém, pensemos pelo lado bom (faça esse esforço por si mesmo...): se não fossem as situações ruins, nós nunca saberíamos o que não fazer no futuro, ou até mesmo no presente; nunca saberíamos o que nos faz doer, para que não deixemos mais alguém fazer isso com a gente. Tudo tem um propósito e o passado muitas vezes tem essa marca dolorosa porque nos ensinou de uma forma lastimosa. São coisas da vida, aquele ditado que diz "nem tudo são flores" é real, querido leitor.
Mas o que interessa mesmo eu dizer aqui é: Tem passado que não merece ser lembrado, mesmo que tenhamos aprendido MUITO com ele. Eu costumo trazer alguns exemplos pessoais em textos que escrevo, mas hoje vou ser bem ampla, ao dizer que o passado, leitor(a), PASSOU! Eu sei que no decorrer de anos, décadas, séculos, a nossa história e nossa evolução é resultado de passado vivido, sofrimento, tramas que pareciam intermináveis, desaparecimentos e reaparecimentos, encontros e desencontros. Entretanto isso não necessariamente tem que ficar sendo lembrado por você.
Você não merece sofrer por alguém que não decidiu ficar na sua vida, por uma pessoa que não soube valorizar sua companhia e seus sentimentos, que mesmo frágeis foram fortes ao passar para traz pessoas que te decepcionaram quando você menos esperava. Sei que de fato, algumas situações desastrosas podem ter ocorrido por pequenos detalhes que talvez estavam fora de seu controle, como falta de comunicação, desencontros no meio da semana, atrasos de ônibus e achismos. Algumas dessas coisas podem ser resolvidas como uma boa conversa e o que poderia virar passado acaba escapando, mas quando não, a gente tem que respirar fundo e tentar ver o lado bom das coisas.
Gostaria que você se olhasse com mais carinho a partir de hoje e veja que o passado que dói, não merece ser lembrado. O passado que te aperta o coração, tem que ser deixado pra trás e você tem que se perdoar, caso contrário a dor pode demorar (muito) a passar e se sofrer já é ruim, imagina sozinho... Ficar se perguntando o porquê disso e aquilo ter acontecido contigo é muito normal no primeiro momento, mas por favor, pelo seu bem, não prolonga essa dor. A gente tem que absorver o aprendizado necessário para não repetir o que aconteceu de errado e posteriormente, esquecer a pessoa/situação que te machucou. O perdão é um gesto que de fato não é simples, mas é curador, assim como o tempo. Só que, de que adianta o tempo passar e tentar te curar, se você não se dá essa chance de esquecer e superar o passado para recomeçar? =/
Muita coisa falada, talvez rodeei demais, entretanto a mensagem final é a mesma: Passado passou, não foi feito pra ser lembrado até porque tem coisas que ainda nos machucam quando não conseguimos nos perdoar por inteiro. Tem curas que levam tempo, assim como tem lutos de distância levam tempo para serem superados. Viva seu tempo, se dê o direito de ter o seu próprio perdão. O que pôde ser feito, foi feito e se o que foi feito deu errado, aceite mesmo assim. Tudo o que nos acontece é pra nos ensinar algo pra prosseguir à próxima fase. A vida é feita de fases, que nem vídeo game e você precisa de força pra seguir em frente; caso precise de alguém, não vai lhe faltar pessoas pra ajudar, tenho certezaaa. Você precisa tentar! Respira fundo e lhe dê o direito de recomeçar algo com o aprendizado já acumulado, deixando para trás o que lhe machucou e dando chance a novos momentos e pessoas que estão disponíveis para te proporcionar momentos bons, de paz, de equilíbrio e harmonia. Melhor pra você, melhor pra sua mente, pra sua saúde mental, pro seu psicológico. Melhor pra todo mundo.
Passado: Não mais. Olhe pra frente. Veja o que há de bom vindo em sua direção. Aceite.
Assinado: Joice
Comentários
Postar um comentário