Inverno

Hoje de manhã eu acordei com o céu completamente sem nuvens na janela e aquele friozinho de andar enrolada pela casa com o lençol. Falei com a minha mãe e a única frase que ela me disse ficou na minha cabeça: "É inverno mulher. Clima frio e seco.". 
Isso me faz pensar que toda época do ano é assim, o que não é normal é a gente sentir tanto como estamos sentindo agora, porque estamos (alguma parte das pessoas, ainda) confinados em casa. Nesse caso, a gente sente mais o vento frio, vê o movimento do sol e consequentemente quando o calor aumenta. Em resumo: isso sempre aconteceu mas a gente na correria diária não parava pra perceber, a maioria das pessoas passa o dia em locais com ar condicionado ou no calor (frio demais ou quente demais por andar em ritmo frenético e acúmulo de pessoas em ônibus).
Acho que só uma desgraça dessa mesmo pra fazer a pessoa parar pra analisar o que tá à sua volta e as vezes nem isso ela faz. Comigo tem sido bem mais que isso. Eu andei sumida porque não sabia exatamente o que escrever, a vida tem sido cheia de novas sensações. Mesmo que eu ainda esteja dispersa do foco que eu tanto almejo pra ler um livro todo em menos de uma semana, eu consigo pesquisar a fundo um assunto que martela na minha cabeça e semana passada eu descobri que posso sim meditar, é só utilizar melhor os meios que eu tenho dentro de casa (e as coisas que eu compro achando que vou usar pra um momento x, acabo usando pra momento y! kkk).
Ontem fez 1 semana que fiz algumas tatuagens e elas já estão descascando lindamente, porque meu tatuador se garante muito e eu mais ainda me cuidando (dou dicas 0800 por email, me contate!) e uma das minhas tatuagens é uma frase que a minha amiga de aaaaanos de luta, Jade Guedes, também tem no braço dela. Ela sabe o quanto significa pra ela e eu sei o quanto significa pra mim, o que eu acho magnífico porque mesmo ela não sendo espírita, ela considera muito Chico Xavier e o próprio espiritismo. Na minha concepção, Chico sempre esteve certo quando disse que "isso também passa", porque momentos ruins passam e momentos bons também passam, o que nós temos que aproveitar é o que cada um nos fornece de melhor, a felicidade e o aprendizado. Nem sempre vai ser só felicidade, nem sempre vai ser só aprendizado, pode ser um mistão (por que não?!).
Eu baixei um monte de filmes pra ir assistindo aos poucos e o engraçado, tem sempre algum filme no dia que me faz chorar feito uma condenada. "Joice, são românticos né? ¬¬" ah cara, não julguem filmes românticos, eu acho que "romance" é um gênero que nem sempre se enquadra em ter um felizes para sempre como foi ensinado pras criancinhas, com um casamento de princesas e acabou (acho isso errado). O feliz pra sempre pode ser você sozinho em um lugar que você gosta muito, apreciando uma paisagem que nunca viu na vida, ao mesmo tempo que pode ser você concluindo a faculdade (o meu próximo final feliz, após o final da quarentena) ou superando um problema pessoal e nesse caos eu tenho que ser sincera, já tive vários finais dolorosamente felizes. Contudo, isso também passa e eu tenho como lembrar todos os dias disso :)
Lembrei que essa semana as barracas de praia voltam a funcionar, talvez aos trancos e barrancos como deus e o mundo anda comentando nos posts de Facebook e Instagram e sério, incontáveis vezes que desinstalei o Instagram durante esses cento e tantos dias de quarentena porque eu não aguentei ver postagens felizes demais, como se as pessoas tivessem agindo na normalidade, como se nada tivesse acontecendo. Sou completamente a favor da gente se auto respeitar... 
Respeite quando a você tá quentinho por dentro e prossiga com seus sentimentos e se tiver frio, se tiver inverno por dentro também, respeite. Não adianta a gente passar por cima de si mesmo, tentando agir como os demais só porque aparentam estar bem. Tudo bem não estar bem, isso vai passar. Acho que pra mim esse é o significado da frase "se dar o respeito", você tem que respeitar o que você sente, o que te faz bem, fazer o que te deixa confortável, o que te deixa radiante e se for tudo contrário a isso, se você tiver num dia ruim e quiser comer algum doce, assistir um filme que te faça chorar ou chorar num filme que pra outra pessoa não faça sentido nenhum chorar, tudo bem. TUDO BEM!
Nem sempre é só verão, pode ser inverno. Mas isso também passa.

Assinado, Joice.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu lamento

Isolamento

Eu vivo