Para Maria Sophia
Sophia, a tia é uma mera espectadora de toda sua trajetória dentro da barriga da sua mãe, mas sei o quanto você já é amada. Estamos no ano de 2025 e sabe-se lá se um dia você vai ler isso. Mas independente disso, no meu íntimo, eu desejo que você viva, Sophia. Viva muito e viva bem.
Quando eu penso sobre quantas vezes a vida me fez pensar se eu seria capaz de realizar um sonho, de comprar algo que eu tinha muita vontade de comprar ou até mesmo de expressar um sentimento que era muito importante pra mim, vi como valeu a pena ter passado por tantos obstáculos que passei. E a vida, querendo ou não, é isso: sonhar, persistir e se jogar na vida, para aproveitar a oportunidade que temos de viver.
Sophia, o mundo não tem sido um lugar fácil de se viver, de lidar. A violência tem tomado grandes proporções na nossa sociedade e junto a isso, tirando a chance de várias pessoas de bem de continuarem vivendo, de realizarem seus sonhos, de estarem juntos à sua família e celebrarem a simplicidade que é amanhecer e desejar um bom dia, ou até mesmo dizer um "eu te amo" pra quem se ama.
Dito isto, desejo que você seja uma criança ativa, curiosa e que brinque muito, muito, que deixe seus pais, avós e titios cansados por ter tanta energia. Que você aproveite cada fase, porque um dia você vai lembrar do quanto foi bom não ter pulado nenhuma delas, conhecendo aos poucos os movimentos do espaço ao seu redor, do quanto era bom ter a atenção e o amor de todo mundo em suas mãos, dedos e pés.
Desejo que construa uma vida escolar memorável. A escola nos traz tantas lembranças, nos faz socializar com pessoas diferentes, conhecer outros mundos além do nosso e lá sabemos que mesmo sendo únicos, não estamos sós. Lá você vai fazer amigos e vez ou outra vai beliscar ou morder algum coleguinha, e tudo bem, isso é uma fase. Na verdade Sophia, tudo são fases e com certeza você vai ter vários registros das suas futuramente, mas sendo bem sincera, o melhor registro fica na nossa cabeça, na nossa memória, no nosso coração.
Desejo que você abrace muito seus pais e que diga que os ama sempre que puder, eles vão te amar em dobro, triplo, múltiplas vezes mais, mas é o seu amor por eles que vai os sustentar em dias difíceis, sejam eles tristes, estressantes ou cansativos. Ame seus pais e valorize o amor que eles têm pra te dar, porque não é toda criança que tem pais dedicados e que buscam dar uma vida digna aos seus filhos.
Desejo que aproveite pra experimentar diferentes paladares, texturas e sons. Experienciar vai te fazer crescer muito e entender aos poucos que o que você sente importa, o que você gosta importa e isso vai ter um reflexo lááá na frente, que só com o tempo você vai perceber. Respeite isso em você, seus gostos, suas vontades e desejos. Seja autêntica.
Desejo que você um dia tenha um cachorrinho e eu até lhe dei um presente relacionado a isso :) ter um companheiro leal como um cachorro faz nossas lembranças ficarem mais recheadas de momentos felizes, de passeios, truques e companheirismo. Que você tenha carinho por gatos, cachorros, pássaros e que perceba o quanto eles são importantes para o mundo.
Desejo que você seja uma menina faminta por conhecimento, porque ultimamente tem faltado isso. As tecnologias têm se tornado um problema a maior parte do tempo e ao invés de conectar as pessoas, acabam por desconectá-las da vida real. Use-a com sabedoria, saiba que a vida fora das telas significam bem mais, agregam bem mais à você e mesmo que elas tenham benefícios, o melhor lugar do mundo é aqui e agora (como Gilberto Gil disse na música). Nada melhor que o toque e calor humano para entendermos que estamos vivos, que vivemos, que temos que viver.
Eu passaria um bom tempo falando o que desejo pra você, pequena, mas acredito que tem tanta gente que ainda vai falar sobre isso pra você, te desejar tanta coisa e ficar ao seu lado pra que isso tudo aconteça, que deixo minhas singelas palavras aqui, já ansiosa pra receber a mensagem do seu pai dizendo que você nasceu.
O mundo te aguarda, Maria Sophia. Pode vir.
Assinado, Joice.
Comentários
Postar um comentário