O que realmente importa?

A Organização Internacional de Padronização (ISO), em uma tentativa de padronizar a questão dos dias da semana de forma mundial, estabeleceu que a segunda-feira seria dito como o primeiro dia da semana. Entretanto, essa regrinha foi aplicada em 2004 e por ser muito recente, o Brasil ainda não a aplica. Ou seja, primeiro dia da semana continua sendo domingo e segunda-feira é o primeiro dia útil da semana.
Partindo desse pressuposto, posso dizer que essa foi uma das piores semanas da minha vida. Eu cheguei a dizer pra algumas pessoas que essa tinha sido a pior, mas nunca sabemos o que o futuro nos proporciona, então... Essa foi pra conta de uma das piores até agora.
Senti que era uma astronauta. Era pra eu estar feliz, porque esse foi meu sonho desde criança, mas a situação que esta astronauta que vos fala estava, não era muito boa. Quando você se encontra em um buraco negro, nunca sabe onde vai parar, nem sabe exatamente quando vai sair. E o que acontece lá dentro, enquanto você está lá? Aí que não se sabe mesmo.
Eu poderia dizer que não sou só eu que estou fora do foguete (colou muito bem essa analogia), mas cá pra nós, existem pessoas que estão em seu ápice de felicidade nesse momento e generalizar isso tudo, seria injusto. A real intenção de trazer esse assunto à tona é, em resumo, dizer que no fim das contas o que realmente importa não é só sair vivo do buraco e sim saber lidar com as situações que acontecem lá dentro e (se possível) guardar consigo o que aprendeu com as circunstâncias.
Como seres humanos, podemos dizer que todos somos iguais, não por semelhança de aparência, mas por direitos (ao menos deveria ser assim). E sabe, da mesma forma que eu tenho o direito de ter o meu tempo, você e o resto do mundo também tem. É injustificável essa pressa que as pessoas tem de desejarem que as coisas aconteçam sempre na hora que querem e quando querem. Se existe algo que depende unicamente de você, tudo bem! Afinal, é você que manda no que você faz (não esquece que as consequências é só você que vai arcar também...). Contudo, quando há algo que dependa de outra pessoa, se faz necessário a consciência sopesar as exigências.
"Mas Joice, aconteceu isso com você essa semana?"
Amigx, isso acontece comigo constantemente e acredite, antes eu não tava nem aí pro que o meu próximo estava sentindo ou não, eu queria e pronto! Porém, em algum momento o cotidiano exige que você seja humano de verdade, tipo de carne e osso, com uma pitada gostosa de sentimentos que as vezes são um bom tempero, as vezes fervem além da conta e estragam tudo. E se você não abre a sua mente pra aceitar que o mundo não gira em torno de você, seu coração sofre. Sofre muito. 
E ok se pessoas sofrem hoje em dia; as mais de 7 bilhões de vidas que habitam nesse planeta já sofreram ou sofrem de algum mal e quando se cura de um, aparece outro (não, não acaba). E no fim das contas, mais uma vez, o que realmente importa é como você lida com seus males, com suas fraquezas, com seus desequilíbrios e com seu orgulho. Sim, seu orgulho.
O que particularmente percebo, é que o ser humano tenta resolver tudo sozinho, seja por medo ou por egoísmo. "A vida é uma constante de competição e batalhas a serem vencidas", poderia trocar batalhas por *pessoas*? Acredito que sim, em alguns vários momentos. E mais uma vez, particularmente eu não gosto desse tipo de visão, apesar de que em matéria de mercado de trabalho é uma fábula da tartaruga e a lebre. O altruísmo e a caridade estão cada vez mais distantes do que possa ser comum, isso é péssimo. Já vi pessoas chorando dentro ou fora dos ônibus, tristes pelos cantos; mulheres cada dia mais sendo vítimas de descontrole emocional alheio, psicologica ou fisicamente; pessoas vivendo para trabalhar e não trabalhando para viver... Tantos casos que podiam ser evitados se houvessem mais atos de benevolência, empatia, sororidade, não é mesmo?
Se fosse você precisando de ajuda, gostaria de ser ajudado?
Essa semana eu não cheguei a precisar de ajuda, mas enfim consegui sair do buraco negro decidida de algumas atitudes que tenho que pôr em prática; algumas certezas foram vistas mesmo que no escuro daquele lugar que muitos de nós não sabemos que existe até um belo dia pararmos lá por "engano" (porque cá pra nós, nada é por acaso e nada [creia] acontece por engano). As vezes, a sua luta é consigo mesmo e você saindo vitorioso ou não, a vida continua, pelo seu bem é necessário ver que um sofrimento não se tem vantagem alguma ao ser prolongado. E quando a luta abrange outras pessoas, eu te peço que tente se colocar no lugar do outro, porque todos nós temos o nosso tempo.
Se você precisa de ajuda pra sair do seu buraco negro, se vê que não tá aguentando, seja forte o bastante pra falar com alguém e pedir ajuda. Se desfazer da sua vida, desistir dos seus sonhos, deixar quem te ama pra trás por conta disso não vai aliviar sua dor, eu sei que não vai, eu garanto! Não pense que seu coraçãozinho é só um músculo, ele é mais que isso (seus hormônios, artérias e cérebro sabem, taokey?!).
O que realmente importa, é que você está vivx e qualquer que seja a situação imposta a você, ela pode ser vencida sim!
E que bom que essa semana passou, porque tá vindo outra bem roxeda pra superar. Que coisa boa é você vencer quando imagina que vai perder...

Assinado: Joice.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menos 1 - uhuuu

Não posso, mas quero.